O que é a Catarata?
A Catarata é uma das doenças do CRISTALINO, que é uma lente natural transparente e flexível que existe dentro dos olhos. Quando o Cristalino sofre a ação de algum fator (químico, físico ou mecânico) que o transforme em uma lente opaca e rígida, passamos a chamá-lo de catarata. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a catarata é a maior causa de cegueira reversível em todo o mundo.
Olho normal
Olho com catarata
Sintomas
O principal sintoma da catarata é a visão nublada, como se a pessoa estivesse enxergando através de um vidro embaçado, ou de uma queda d’água, daí o nome de catarata.
Além dele, o paciente pode lidar com uma visão duplicada ou com excesso de brilho (sensação de estar em contato direto com o sol ou lâmpadas).
No início, ela pode gerar leves distorções visuais, que costumeiramente cursam com a mudança do grau dos óculos, dificuldades de dirigir à noite e lacrimejamento. Com o tempo, evoluem para uma visão bastante embaçada, podendo levar à cegueira completa. Também podem surgir: Glare, halos e “brilho estrelado”
Como consequência, sintomas secundários podem surgir, como dificuldade em realizar tarefas simples do dia: ler, dirigir, assistir à TV, enxergar as pessoas na rua, caminhar pela casa sem que sofra quedas ou esbarre em objetos próximos, entre outras situações.
Catarata tem CURA e quanto antes for diagnosticada e tratada, melhor será a eficácia do tratamento.
Quais são as situações que podem tornar o cristalino opaco?
Sabemos que os seguintes fatores podem transformar as proteínas do cristalino e desorganizá-las, de modo a perder a estrutura natural e perder a sua transparência: são eles:
- Infecções durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola)
- Medicamentos (esteróides)
- Substâncias tóxicas: tabagismo, alcoolismo e outras
- Doenças metabólicas (diabetes mellitus, galactosemia)
- Hipocalcemia, hipertiroidismo, doenças renais)
- Trauma, radiações (UV, Raio X, radioterapia e outras)
- Doenças oculares: alta miopia, uveíte, pseudoexfoliação
- Fatores nutricionais (desnutrição)
- Cirurgia intraocular prévia: fístula antiglaucomatosa, vitrectomia posterior
Catarata Senil
Aproximadamente 90% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos. Esta opacidade do cristalino ocorre em consequência de alterações bioquímicas relacionadas à idade. Nesses casos, não é considerada uma doença, mas um processo normal de envelhecimento.
Outras cataratas: traumáticas, congênitas, medicamentosas e muitas outras.
Tratamento
Cirurgia de Catarata
Estágios iniciais: Quando a mudança da transparência é incipiente, podemos ajustar o grau com óculos e melhorar os sintomas. Os óculos podem compensar transitoriamente as mudanças da forma do cristalino que causam a mudança do grau e do índice de refração enquanto a catarata ainda não obstrui a passagem da luz. Entretanto, com a evolução natural a visão tende a piorar e quanto antes operar melhor para o (a) paciente e para a cirurgiã.
Não existem colírios ou exercícios oculares que promovam a cura da catarata nem mesmo melhora da visão até o momento.
Quando a opacidade se faz presente e a visão embaçada persiste, apenas a troca do cristalino por uma lente transparente por meio de um ato cirúrgico realizado por um médico é capaz de promover os melhores resultados até os dias de hoje.
A cirurgia de catarata é um procedimento moderno e seguro, de alta tecnologia, que elimina a catarata e melhora a qualidade da visão ao paciente, devolvendo a sua autonomia, independência e aumentando sua qualidade de vida.
Facoemulsificação do Cristalino
Injeção da lente artificial dobrável para
dentro da cápsula do cristalino
Posição final da lente intra-ocular
dentro do saco capsular do cristalino
Micro-Cirurgia da Catarata - a cirurgia que anestesia com colírio
A técnica MICS, que pratico desde meu treinamento (fellow) em 2007 sob a orientação pessoal do famoso cirurgião de catarata americano, I. Howard Fine e seu associado Dr. Richard Hofman, em Oregon, USA, tornou possível a utilização de um instrumento capaz de fragmentar e aspirar a catarata através de uma incisão de apenas 2,2 mm!
Após este período de estudos, incorporei em minha prática técnicas e procedimentos de segurança que fazem toda a diferença em todas as etapas do tratamento.
O tempo cirúrgico, o tempo de recuperação e cada passo intra-operatório foram aprimorados, chegando a resultados mais consistentes e satisfatórios. Por este motivo, apenas com o uso de colírios e sedativos, podemos realizar esta cirurgia com total segurança na maioria dos casos.
A técnica mais eficiente e mais praticada no mundo atualmente é a Facoemulsificação e para realizá-la utilizamos um equipamento compacto que parece uma caneta, mas que na verdade apresenta-se acoplada através de cabos e mangueiras especiais a um equipamento chamado Facoemulsificador, capaz de promover a irrigação, a aspiração dos fragmentos levados por um sistema hídrico fechado.
O equipamento também conta com uma ponteira capaz de vibrar em torno 32K Hertz de frequência ultrassônica, causando assim, a fragmentação do cristalino e ao mesmo tempo a lavagem destes fragmentos com soro fisiológico estéril mantendo um circuito hídrico fechado e retirando suavemente os fragmentos de forma indolor e segura no ambiente intra-ocular.
Além da técnica cirúrgica ter evoluído muito, as lentes intra-oculares, que são as próteses que utilizamos para substituir o cristalino, continuam em evolução permanente, de modo que atualmente conseguimos resolver cada vez mais casos refrativos com o implante de lentes personalizadas.
Você sabia?
No mesmo processo de correção da catarata, é possível corrigir outros problemas oculares, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e até mesmo presbiopia.
Podemos atingir essa excelência combinando técnicas cirúrgicas e lentes intra-oculares personalizadas para cada indivíduo.
O que são as lentes intra-oculares premium?
No tratamento da catarata , o cristalino natural é removido e substituído por uma lente artificial conhecida como lente intraocular (LIO).
Após consulta e exames, seu caso será analisado e farei um planejamento cirúrgico especialmente para o seu caso.
Neste estudo, apresentarei as suas opções de tratamento e quais são as lentes intra-oculares mais adequadas considerando muitos dados personalizados dos seus exames pré-operatórios.
Lembre-se de escolher sabiamente pois, idealmente, o olho deve ser operado apenas uma vez.
As lentes intra-oculares disponíveis no mercado são classificadas da seguinte forma:
- Lente monofocais esféricas
- Lentes monofocais asféricas
- Lentes tóricas
- Lentes multifocais
- Lentes multifocais tóricas
- Lentes de foco extendido
Uma detalhada avaliação oftalmológica permite escolher a melhor solução individual possível entre várias lentes intra-oculares com qualidades ópticas de alta precisão.
As lentes Premium são mais sofisticadas devido uma série de inovações tecnológicas principalmente devido à forma, desenho e materiais desenvolvidos.
Estas lentes apresentam um desenho especial na sua óptica capaz de promover a correção do astigmatismo e também o foco para longe e para perto simultaneamente.
As lentes premium precisam ser escolhidas após criterioso estudo e planejamento cirúrgico levando em conta todos os exames de propedêutica da catarata.
A cirurgia da catarata está em constante evolução e é um privilégio para mim fazer parte deste mundo de inovação e cura.
Confira o site abaixo e saiba mais sobre estas tecnologias!
MyAlcon
Atualmente podemos disponibilizar o implante de lentes multifocais e de foco estendido capazes de devolver as visões para as distâncias longe, intermediária e perto!
Cada lente tem um objetivo específico e os critérios de indicações são bastante específicos.
A catarata pode voltar após a cirurgia?
Após a cirurgia da catarata, em muitos pacientes, pode acontecer um fenômeno chamado opacificação da cápsula do cristalino. Mas isso não é o retorno da catarata. Vamos aprofundar este tema:
Quando implantamos a lente intra-ocular (LIO) dentro do saco capsular para substituir o cristalino, algumas células cristalinianas permanecem na periferia do saco capsular, podem se replicar e migrar para a região do saco capsular que corresponde ao eixo visual. Estas células formam uma camada fina de células levemente opaca que torna a visão um pouco embaçada.
Para esta situação, é necessário remover esta opacidade para restabelecer a visão nítida. Para isso aplicamos um laser chamado YAG Laser.
A aplicação do laser no saco capsular cria uma abertura no eixo visual, e este procedimento é chamado de capsulotomia por YAG laser.
Este procedimento é realizado em ambiente ambulatorial e é totalmente indolor.
É necessário realizar a dilatação da pupila e realizar este procedimento que demora em torno de 20 a 30 minutos a sessão. Na maioria dos casos podemos realizar em apenas uma sessão, mas outros casos podem necessitar mais sessões.