cirurgia refrativa

A Cirurgia Refrativa

Cirurgia refrativa é o termo utilizado para um grupo de procedimentos cirúrgicos com a finalidade de corrigir a anatomia ocular visando a correção dos Erros Refrativos. 

Existem diversas técnicas cirúrgicas para a correção dos erros refrativos e a escolha das técnicas depende da idade, grau, estado de saúde e comorbidades, sendo que a escolha da técnica será definida em uma consulta oftalmológica para avaliação do plano cirúrgico.

Quem pode fazer a cirurgia?

PRK - Photo Refractive Keratectomy

Na cirurgia a laser PRK, a córnea é remodelada com a aplicação do Excimer Laser.

No vídeo ao lado, a zona de tratamento é delimitada com um marcador e o epitélio da córnea é removido. Em seguida o laser é aplicado na forma de spots em alta velocidade, causando a ablação e criando uma nova curvatura da córnea que irá corrigir o erro refrativo prévio e definirá o poder refrativo ideal.

Assim, o foco ficará exatamente na retina, gerando a imagem nítida desejada. Por fim, é colocado uma lente de contato terapêutica que irá proteger a córnea até a cicatrização.

O que é erro refrativo?

Erro refrativo é o termo médico para situações em que há um desequilíbrio na anatomia óptica tem graus diferentes do ideal para gerar imagem focada na retina, de modo que a imagem seja projetada longe da retina causando a percepção da imagem fora de foco para uma determinada distância.

Quais são os principais erros refrativos?

Na miopia a imagem está sendo projetada na frente da retina, de modo que o míope consegue enxergar bem para perto, mas não consegue enxergar bem para longe. Quando o paciente usa óculos, as pessoas podem perceber os olhos do míope menores do que realmente são.

Como é a córnea do míope? É muito curva para as proporções do olho!

Tratamento a laser: A córnea é aplanada no centro para diminuir a curvatura. Assim, o foco fica ajustado para a retina.

A imagem é naturalmente focada atrás da retina, assim, o hipermétrope consegue enxergar imagens de longe, mas não consegue ver bem para perto. Quando o paciente usa óculos, as pessoas podem perceber os olhos do hipermétrope maiores do que realmente são.

Tratamento a laser: A córnea é remodelada gerando aumento da curvatura central. Assim, o foco é reposicionado para frente e volta a ser ajustado para a retina.

Nesta situação a luz é desviada causando duas imagens focais em pontos diferentes, causando uma visão fantasma, ou sombras, dificultando a visão de objetos tanto para longe quanto para perto.

Tratamento a laser: O laser remove tecido das áreas mais curvas, aplanando regularizando a córnea e gerando um foco único.

presbiopia ou também chamada vista cansada é o termo dado para dificuldade para leitura de objetos para perto que surge a partir dos 40 anos. A partir desta idade o cristalino diminui sua amplitude de foco, ficando menos elástico sendo necessário o uso dos óculos para leitura. O óculos para leitura é aquele óculos pequeno que é colocado apenas para realizar uma leitura.

Nesta situação temos diversas técnicas cirúrgicas. Uma das opções, dependendo do contexto óptico, pode-se realizar a troca do cristalino transparente por uma lente intra-ocular multifocal para pacientes acima de 55 anos.
Para pacientes menores de 55 anos uma opção pode ser a cirurgia a laser na córnea, mas esta técnica precisa ser bem planejada em consulta médica pois apresenta algumas particularidades que precisam ser personalizadas.

Confira esse simulador de miopia!

TECNIS IOL Vision Simulator Application

Conquiste a liberdade de viver sem óculos!