cirurgia refrativa
A Cirurgia Refrativa
Cirurgia refrativa é o termo utilizado para um grupo de procedimentos cirúrgicos com a finalidade de corrigir a anatomia ocular visando a correção dos Erros Refrativos.
Existem diversas técnicas cirúrgicas para a correção dos erros refrativos e a escolha das técnicas depende da idade, grau, estado de saúde e comorbidades, sendo que a escolha da técnica será definida em uma consulta oftalmológica para avaliação do plano cirúrgico.
Quem pode fazer a cirurgia?
- Paciente com vontade de se livrar dos óculos ou lentes de contato devido a erros refrativos
- Pessoas acima de 18 anos
- Pessoas com o grau estável atestado por médico por pelo menos 1 ano
- Pessoas saudáveis e sem doenças a serem investigadas durante a consulta médica
- Mulheres: não podem estar gestantes nem amamentando
- Realizar exames oculares para verificar se há alguma contra-indicação aos procedimentos
PRK - Photo Refractive Keratectomy
Na cirurgia a laser PRK, a córnea é remodelada com a aplicação do Excimer Laser.
No vídeo ao lado, a zona de tratamento é delimitada com um marcador e o epitélio da córnea é removido. Em seguida o laser é aplicado na forma de spots em alta velocidade, causando a ablação e criando uma nova curvatura da córnea que irá corrigir o erro refrativo prévio e definirá o poder refrativo ideal.
Assim, o foco ficará exatamente na retina, gerando a imagem nítida desejada. Por fim, é colocado uma lente de contato terapêutica que irá proteger a córnea até a cicatrização.
O que é erro refrativo?
Erro refrativo é o termo médico para situações em que há um desequilíbrio na anatomia óptica tem graus diferentes do ideal para gerar imagem focada na retina, de modo que a imagem seja projetada longe da retina causando a percepção da imagem fora de foco para uma determinada distância.
Quais são os principais erros refrativos?
Na miopia a imagem está sendo projetada na frente da retina, de modo que o míope consegue enxergar bem para perto, mas não consegue enxergar bem para longe. Quando o paciente usa óculos, as pessoas podem perceber os olhos do míope menores do que realmente são.
Como é a córnea do míope? É muito curva para as proporções do olho!
Tratamento a laser: A córnea é aplanada no centro para diminuir a curvatura. Assim, o foco fica ajustado para a retina.
A imagem é naturalmente focada atrás da retina, assim, o hipermétrope consegue enxergar imagens de longe, mas não consegue ver bem para perto. Quando o paciente usa óculos, as pessoas podem perceber os olhos do hipermétrope maiores do que realmente são.
Tratamento a laser: A córnea é remodelada gerando aumento da curvatura central. Assim, o foco é reposicionado para frente e volta a ser ajustado para a retina.
Nesta situação a luz é desviada causando duas imagens focais em pontos diferentes, causando uma visão fantasma, ou sombras, dificultando a visão de objetos tanto para longe quanto para perto.
Tratamento a laser: O laser remove tecido das áreas mais curvas, aplanando regularizando a córnea e gerando um foco único.
A presbiopia ou também chamada vista cansada é o termo dado para dificuldade para leitura de objetos para perto que surge a partir dos 40 anos. A partir desta idade o cristalino diminui sua amplitude de foco, ficando menos elástico sendo necessário o uso dos óculos para leitura. O óculos para leitura é aquele óculos pequeno que é colocado apenas para realizar uma leitura.
Nesta situação temos diversas técnicas cirúrgicas. Uma das opções, dependendo do contexto óptico, pode-se realizar a troca do cristalino transparente por uma lente intra-ocular multifocal para pacientes acima de 55 anos.
Para pacientes menores de 55 anos uma opção pode ser a cirurgia a laser na córnea, mas esta técnica precisa ser bem planejada em consulta médica pois apresenta algumas particularidades que precisam ser personalizadas.