PRESBIOPIA

O que é Presbiopia?

A presbiopia é a perda da capacidade de foco para objetos situados para perto devido ao envelhecimento natural do cristalino. A partir dos 40 anos, as pessoas apresentam a chamada “vista cansada” necessitando de óculos para focar os objetos situados em torno de 30-40 cm.

Qual é o problema?

O problema está no Cristalino, que perde a flexibilidade e a capacidade de mudar a sua curvatura, ou seja, de fazer o ajuste do foco. Não existe prevenção para a presbiopia; nem exercícios ópticos, nem medicamentos; enfim, não há evidência científica de prevenção para presbiopia.

Tratamentos:

Clínico

Auxílios ópticos:  Podemos compensar a dificuldade para enxergar para perto com o uso de óculos de leitura e lentes de contato.

Quanto a lentes de contato , podemos criar algumas soluções muito boas, como a estratégia Monovisão e o uso de lentes de contato multifocais.

As lentes de contato multifocais apresentam um desenho que proporcionam o foco para perto e longe simultaneamente. É uma excelente solução para alguns casos.

Existe uma solução personalizada para você.

Cirúrgico

PARA PACIENTES ENTRE 40 E 55 ANOS

Para este grupo de pacientes, podemos realizar a cirurgia refrativa a LASER.

Existem vários tratamentos disponíveis a laser, mas o único que acho interessante é Mini Monovisão para casos muito selecionados.

Troca do Cristalino Transparente

PARA PACIENTES ACIMA DE 55 ANOS

Uma vez que o problema da presbiopia ocorre devido à disfunção do cristalino (que perde a sua capacidade de foco por perda de flexibilidade e muito mais… ), a busca pela  substituição dele por lentes intra-oculares o mais parecidas possível com o cristalino natural vem sendo incansável há décadas.

Apesar da aparência simples do cristalino, de fato é uma lente natural divina com características tão especiais que até o presente momento a humanidade não conseguiu desenvolver algo tão sublime.

No entanto, temos à disposição lentes intra-oculares de alta tecnologia desenvolvidas por laboratórios Europeus e Americanos que estão apresentando resultados maravilhosos para a maioria dos pacientes!

Confira o site abaixo e saiba mais sobre estas tecnologias!

MyAlcon

Atualmente podemos disponibilizar o implante de lentes multifocais e de foco estendido capazes de devolver as visões para as distâncias longe, intermediária e perto!

Cada lente tem um objetivo específico e os critérios de indicações são bastante específicos.